Ir para o conteúdo

Arquivos Dor no ombro - Ortopedia e Traumatologia Apoio

 

A dor nos ombros é uma das causas mais comuns de procura por atendimento médico. As causas podem ser variadas, podendo ir de níveis mais leves, como um mau jeito ou pico de estresse, que podem causar uma dor temporária; nível médio, sendo uma dor resultante de muito esforço ou atividades físicas; ou até algo mais sério, como artrite ou fraturas.

 

Seja qual for o nível ou a causa, uma coisa é certa: se está sentindo muito incômodo nos ombros, procure um médico para determinar as causas e começar o tratamento.

 

Nesse artigo veremos as causas mais comuns de dores no ombro, e os tratamentos indicados para cada uma delas.

Bursite

A inflamação das pequenas bolsas que ficam entre os ossos é chamada de bursite. Essas pequenas bolsas servem como almofadas que protegem os tendões e os músculos, e são chamadas de Bursa. A bursite não afeta apenas os ombros, mas também quadril, joelho, pés e cotovelos.

 

Normalmente essas inflamações aparecem após uso repetitivo dos membros, como em atletas, ou por envelhecimento. Seu tratamento é focado em diminuir essas inflamações, com o auxílio de compressas de gelo e anti-inflamatórios.

Tendinite

Outro diagnóstico muito comum quando se trata de dores nos ombros é a tendinite. Essa doença é similar à bursite. Porém, ao invés da inflamação ser localizada na Bursa, aqui ela ataca aos tendões do membro.

 

As causas também são semelhantes, sendo provocada por esforço repetitivo e envelhecimento, então é comum que as duas doenças se manifestem juntas. O tratamento da tendinite depende da fisioterapia, e o tratamento da inflamação é feito com gelo e anti-inflamatórios, e em casos mais graves pode ser necessário intervenção cirúrgica.

Artrite

A artrite é provocada pelo desgaste das cartilagens que envolvem a articulação do ombro. Esse problema aparece majoritariamente em idosos, mas também pode ocorrer em jovens atletas cujas atividades tenham bastante impacto nesse membro, como tenistas e jogadores de vôlei, por exemplo.

 

A artrite ainda não possui cura, e se não tratada, pode piorar com o tempo, aumentando os níveis de dor e podendo até diminuir os movimentos do paciente. O tratamento dessa doença é voltado a melhorar os efeitos dos sintomas, e fornecer qualidade de vida ao portador, e incluem anti-inflamatórios, fisioterapias, e em alguns casos pode ser necessário cirurgia para correção.

Estresse

Além dessas inflamações e desgastes naturais, outra causa muito comum de dores nos ombros é o estresse. As dores derivadas de estresse normalmente aparecem na região do músculo trapézio, que fica abaixo do pescoço e entre os ombros.

 

Algumas atitudes podem ajudar no combate dessas dores, como alongamento, compressas com água morna – para causar o relaxamento dos músculos, massagens, etc. Porém, fique atento aos sinais que o seu corpo transmite, se você está tendo esse tipo de dor regulamente, talvez seja hora de pausar um pouco e rever a sua rotina.

 

Se você está sentindo dores no ombro, procure o diagnóstico correto em uma consulta com um ortopedista, pois quanto antes for descoberta a causa e iniciar o tratamento, maiores são as chances de sucesso.

 

Saiba mais em nosso Site!

Role para cima