Ir para o conteúdo

Você sabe o que é Sutura Meniscal?

voce-sabe-o-que-e-sutura-meniscal

 

A sutura meniscal é um tipo de cirurgia realizada por via artroscópica, indicada para o tratamento de lesões no menisco – região localizada no joelho.

 

Trata-se de uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, pela qual se realiza uma pequena incisão para inserir o artroscópio dentro da articulação, e em seguida é feita a sutura na região lesionada para estimular o processo de cicatrização e preservação da estrutura fibrocartilaginosa.

O que é menisco?

Os meniscos são estruturas de fibrocartilagem, localizadas entre a tíbia e o fêmur, que exercem funções essenciais no joelho, como a diminuição do atrito, absorção do impacto, equilíbrio, estabilidade e nutrição das articulações.

 

Elas possuem inervações e vascularizações parciais, o que contribui para sensações de dores intensas quando existe alguma lesão na região dos meniscos. Outro sintoma comum de lesão no menisco é o estalido – som repentino, de baixa intensidade, semelhante ao estalo.

 

Eles podem ser caracterizados como menisco medial (localizado na parte interna) ou menisco lateral (localizado na parte externa).

Sutura Meniscal: para quem é indicada?

A cirurgia de sutura no menisco é indicada apenas em casos específicos, afinal, esta é uma região bastante delicada e que é submetida a sucessivas forças durante o movimento. Por essa razão, existem alguns pré-requisitos para realizar a cirurgia. Sendo assim, o procedimento é indicado nos seguintes casos:

 

  • Pacientes jovens, com menos de 40 anos;
  • Lesões agudas recentes (menos de 2 meses);
  • Lesões longitudinais instáveis, ou seja, que apresentam deslocamento;
  • Lesões maiores que 1,0cm;
  • Lesões periféricas (área vascularizada dos meniscos).

Como é feita a cirurgia?

A sutura meniscal é feita com raquianestesia e sedação, podendo durar entre 30 minutos a 1 hora e meia, a depender da complexidade de cada caso.

 

Uma alternativa para aumentar as chances de cicatrização é associar o procedimento de sutura à reconstrução do ligamento cruzado anterior, visto que o menisco apresenta capacidade de cicatrização apenas na sua parte exterior.

Como é a recuperação?

A recuperação da sutura meniscal costuma ser lenta, exigindo do paciente bastante cautela, visto que se trata de uma região bastante sensível.

 

Durante as primeiras 6 semanas, o paciente não deve flexionar totalmente o joelho, nem apoiar pesos excessivos na perna cirurgiada, devendo manter a região imobilizada para proteger a sutura.

 

Nessa fase inicial são realizados exercícios isométricos como contração dos quadríceps e coxa, movimentos lentos e progressivos do ADM até 90 graus e uso de muletas.

 

Em seguida, os exercícios tendem a aumentar progressivamente, com a retirada das muletas e, por fim, o fortalecimento global da estrutura. No entanto, para atletas e esportivas, as atividades só poderão ser retomadas após o período total de reabilitação, que pode variar entre 4 meses (120 dias) a 6 meses (180 dias).

 

Para realizar a artroscopia e a sutura no menisco com mais segurança, é muito importante ter em mãos, produtos cirúrgicos de qualidade. A OrtoPrime é uma empresa especializada em fornecer materiais cirúrgicos de alto padrão. Para saber mais sobre os materiais necessários para Sutura no Menisco e outros procedimentos, entre em contato com nosso time!

 

 

 

Role para cima