Ir para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre a endoprótese

 

Os avanços na tecnologia médica têm permitido grandes feitos na vida de inúmeras pessoas ao longo dos anos. E, apesar de antigas, algumas descobertas continuam em evolução, visando sempre o bem-estar e prolongamento da vida dos pacientes, mantendo-se atuais e pertinentes ao ambiente médico.

A exemplo disso, temos as endopróteses, que vem sendo utilizadas cada vez mais em tratamentos odontológicos, apresentando-se como uma ótima alternativa nos casos em que seja indicado um tratamento eficiente e menos invasivo que os tradicionais.

Caso tenha dúvidas sobre o assunto, continue a leitura e saiba mais sobre os avanços da medicina em torno das endopróteses.

O que é a endoprótese e quando utilizá-la?

A terminologia “endo” vem do grego e se refere ao que é interno ou que está dentro. Sendo assim, a endoprótese, nada mais é que um procedimento em que uma prótese é colocada dentro do corpo do paciente, visando o melhor funcionamento de toda uma estrutura.

A endoprótese é um tratamento cada vez mais usado pela medicina vascular, pois, com os avanços da medicina e bioengenharia, o procedimento tem obtido cada vez mais sucesso ao agregar próteses ao organismo sem nenhum tipo de rejeição, sendo recomendado, principalmente, em casos de lesões periféricas, traumas nas artérias, tromboses, embolias, danificação e malformação das veias e artérias etc.

É um método pouco invasivo, indicado para quase todos que precisem, principalmente, para aqueles que não podem se submeter a tratamentos mais agressivos, como é o caso de pacientes com altos níveis de complicação pós-cirúrgica e idosos.

Qual o objetivo da cirurgia de endoprótese e como ela é feita?

Com a finalidade de reforçar áreas enfraquecidas e danificadas em veias e artérias, a cirurgia de endoprótese é realizada através de uma punção feita na região da virilha, onde um cateter é inserido. Ele será responsável pelo transporte dos stents, um pequeno dispositivo de metal, até a área indicada.

Através de radiografias, o cirurgião responsável consegue localizar com precisão a posição do aneurisma e com a ajuda de um monitor é possível direcionar perfeitamente o cateter até o local correto. A função dos stents é dar fixação às partes comprometidas de vasos e evitar um possível rompimento que pode levar o paciente a sérios riscos de vida.

Com a chegada dos dispositivos ao local correto das veias ou artérias, a endoprótese é lentamente posicionada e o cateter, por fim, retirado do corpo do paciente. A prótese fixada se expande para o tamanho adequado, de forma a se encaixar entre aorta e aneurisma.

Por que optar por essa opção?

Ao considerarmos a simplicidade do procedimento, é possível afirmar seus benefícios em relação às cirurgias comuns, principalmente, no pós operatório. Por ser uma cirurgia pouco invasiva, os riscos e complicações são pouco prováveis, dando mais segurança e liberdade ao paciente que a realiza.

Através da endoprótese há também a praticidade do tratamento ambulatorial, não sendo necessárias atividades complexas e que demandem internações longas. Na maioria dos casos de colocação de endoprótese, o paciente é liberado no dia seguinte ou, até mesmo, no mesmo dia da cirurgia.

Quais cuidados deve-se tomar após a cirurgia de endoprótese?

Em todos os casos, manter hábitos saudáveis é via de regra para uma vida prolongada. Geralmente, em quadros pós operatórios de colocação de endoprótese, não são necessários cuidados especiais além daqueles que qualquer pessoa deve ter. Porém, em diagnósticos de aneurisma de aorta abdominal, alguns hábitos precisam ser adotados, como:

  • parar de fumar;
  • praticar exercícios físicos de forma regular;
  • manter os níveis de IMC dentro da média;
  • alimentar-se bem.

Essas ações mais rígidas são necessárias porque pacientes que sofrem desse tipo de aneurisma têm um maior risco de apresentar entupimento das artérias e doenças cardiovasculares.

Também é de extrema importância que a pessoa que tenha passado pela cirurgia seja acompanhada e monitorada todos os anos, durante toda a vida. O acompanhamento é feito através de exames clínicos simples e de imagem.

Conclusão

A cirurgia de colocação de endoprótese tem se mostrado uma alternativa eficaz para pacientes com diversas doenças do sistema vascular, mostrando que diagnósticos complexos podem ter soluções simples.

Caso deseje mais informações sobre este e outros procedimentos, estamos à sua disposição!

Role para cima