Ir para o conteúdo

Qual a diferença entre artoplastia parcial e total?

artoplastia parcial e total

artoplastia parcial e total

A cirurgia de artroplastia de quadril é um dos procedimentos médicos mais realizados em todo o mundo. Os resultados atingidos são de até 90% de satisfação.

Na cirurgia realiza-se uma troca das superfícies articuladas degeneradas com implantes artificiais. A ideia é trazer de volta a biomecânica para que os objetivos primários sejam atingidos: amenizar em dor; maior ganho da mobilidade articular; melhora da capacidade de marcha. O maior objetivo é tratar a dor causada ao paciente.

Prótese total x Prótese parcial

Na prótese total são inseridos os componentes femoral e acetabular. Já artroplastia parcial acontece quando o componente femoral é introduzido no canal femoral, mas o componente acetabular não é inserido no leito acetabular. Ele tanto pode ser unipolar quanto bipolar.

No caso da artroplastia parcial bipolar há uma conexão na cabeça femoral de metal ao componente femoral, conectada ao acetábulo. Na artroplastia parcial unipolar o componente femoral e a cabeça femoral são um componente só.

 

Ela é utilizada para substituir apenas a cabeça do fêmur, sendo mais usada em casos de fraturas do colo femoral, desde que a cartilagem que recobre a cavidade acetabular esteja em boas condições para que possa ser aproveitada como interface.

Artroplastia do joelho

artroplastia de joelho é a cirurgia realizada no joelho, geralmente utilizada para o tratamento da artrose que surge na região. A operação acontece com a substituição da articulação afetada por um implante em metal e polietileno, a chamada prótese do joelho. Ela é conectada ao osso por meio de um cimento especial para este tipo de procedimento.

artrose no joelho acontece por causa de um processo degenerativo por desgaste na cartilagem da região, que acontece naturalmente conforme o paciente avança de idade, ou pelo excesso de peso e obesidade, assim como um desvio do joelho ou traumatismo com fratura ou lesão de ligamentos cruzados.

Esta é umas das cirurgias do joelho que mais avançou nos últimos anos. O procedimento fica dependente de progressos nos implantes e da exploração do conhecimento da biomecânica do joelho. Ela oferece, na maior parte dos casos de artrose do joelho, uma franca redução da dor, além de uma melhoria considerável de qualidade de vida para o paciente.

Nas primeiras fases da doença a cirurgia de artrose no joelho pode promover a conservação da articulação e inclui uma grande quantidade de procedimentos como a artroscopia do joelho com shaving, e pequenas fraturas das lesões cartilagineas ou então osteotomias do joelho para correção do alinhamento do membro.

A cirurgia para colocar prótese no joelho é essencial para eliminar a dor no joelho em casos de artrose mais avançada. A taxa de sucesso desta intervenção é muito elevada. Em mais de 90% dos casos a prótese dura uma média de 20 anos.

OrtoPrime

A OrtoPrime é uma empresa que se estabeleceu no estado do Mato Grosso do Sul a partir da comercialização de materiais cirúrgicos, importados e nacionais. O objetivo é atender clientes que trabalhem com procedimentos cirúrgicos como trauma, ortopedia, crânio maxilo facial e coluna.

Entre em contato com nossa equipe e faça um orçamento!

Role para cima