Ir para o conteúdo

Metal usado em cirurgia: pinos e placas

Metal usado em cirurgia: pinos e placas

 

Vamos conversar hoje sobre metal usado em cirurgia, o chamado osteossíntese. Sabe aquele amigo, conhecido ou parente que precisou usar pino ou placa em algum momento da vida por causa de fratura, é justamente sobre isso hoje que vamos tirar dúvidas a seguir. 

 

Normalmente, os pinos e placas são utilizados para o alinhamento dos ossos fraturados, usados nas extremidades dos ossos, corrigindo a fratura. Além dos pinos e placas, também podem ser utilizadas hastes e parafusos.

Metal usado em cirurgia ortopédica: placas e parafusos 

O uso de pinos e placas geralmente é usado em fraturas que classificamos como articulares, porque pode se estender até a cartilagem nas extremidades dos ossos que formam uma articulação. Esse tipo de fratura é bem complicada e, por isso, exige maior dedicação e atenção por parte do ortopedista responsável pela restauração do osso. 

 

Os pinos são em formato de ponta, que servem para serem inseridos dentro do tecido ósseo. Já as placas são usadas para proporcionar maior estabilidade e alinhamento ao osso, considerando na hora da escolha o tipo de fratura, o tamanho da incisão e perda de sangue, escolhendo sempre a que oferece maior qualidade e bem-estar para a recuperação do paciente. 

Vantagens de uma cirurgia ortopédica com blocos e pinos 

Ainda é muito comum, dependendo da fratura, utilizar o método do engessamento. É evidente que o melhor tratamento sempre deverá ser indicado pelo médico, no entanto, a vantagem da utilização de pinos e placas é o tempo de recuperação. O gesso tem a função de colar o osso fraturado, mas com um tempo de recuperação muito longo, o que pode causar o que chamamos de rigidez articular, pela falta de movimentação na articulação. 

 

Já a utilização de pinos e placas permite que o osso seja colado internamente, proporcionando assim maior mobilidade da articulação e evitando rigidez. 

Pinos e placas podem se soltar? 

Essa também é uma dúvida frequente. Sim, essa é uma possibilidade real, principalmente para aqueles pacientes com idade mais avançada. É possível que o pino ou a placa se solte. No entanto, é importante salientar que isso não é rotineiro, geralmente, o problema pode ser causado por uma fragilidade própria do osso ou por alguma complicação maior durante o processo cirúrgico. Por isso a importância do acompanhamento médico durante o pós-cirúrgico. 

Metal usado em cirurgia: quais as principais marcas e onde escolher as melhores do mercado? 

Bom, sabemos que existem diversas marcas de pinos e placas disponíveis no mercado, o que pode confundir na hora de escolher os melhores para o tratamento do paciente. Por isso, a dica é confiar em quem tem experiência e esclarece todas as dúvidas com o profissionalismo necessário. 

 

A Orto Prime é referência no Mato Grosso na comercialização de materiais cirúrgicos, contando com uma equipe de profissionais capacitados para melhor atender às suas demandas e oferecendo materiais de ponta, nacionais e internacionais, sempre trabalhando com as melhores marcas e o melhor custo-benefício do mercado. 

 

Somos comprometidos com a saúde! Por isso, seguimos as normas de qualidade exigidas pelos órgãos de saúde, como Ministério da Saúde, Vigilância Sanitária e Agência Nacional de Saúde Suplementar. Conte com a nossa experiência e estrutura!

 

Role para cima