Ir para o conteúdo

Indicações da artroscopia do quadril

indicacoes-da-artroscopia-do-quadril

indicacoes-da-artroscopia-do-quadril

Indicações da artroscopia do quadril

A artroscopia do quadril é a principal ferramenta cirúrgica para a preservação do quadril. Esportistas amadores ou atletas e não esportistas também, que apresentem lesões no quadril, podem se beneficiar desta técnica.

A artroscopia vem sendo usada como uma técnica que evita grandes incisões cirúrgicas, sendo realizada com pequenos cortes, o que minimiza o risco de complicações.

Lesões do lábrum acetabular e impacto femoroacetabular, por exemplo, acontecem frequentemente com os praticantes de corrida, futebol, dança, ciclismo, vôlei, dentre outras diversas práticas.

Confira a seguir as principais indicações para a realização da artroscopia do quadril:

1. Lesão do Lábrum

As lesões do lábrum costumam ser consequência de alterações no formato dos ossos do quadril, de atividades esportivas ou movimentos extremos. A artroscopia do quadril permite que o tratamento da maioria das lesões labrais e das deformidades ósseas que causam estas lesões.

  1. Impacto Femoroacetabular
    O impacto entre o fêmur e o acetábulo é uma das principais indicações de artroscopia do quadril, sendo considerada também uma das principais alterações ósseas, causando lesões labrais.

Existem dois tipos de deformidades, conhecidos como cam e pincer. A deformidade tipo cam é caracterizada pelo contorno atipicol da transição entre o colo e cabeça do femur. Já a deformidade tipo pincer representa a cobertura demasiada da cabeça femoral pelo acetábulo.

A maioria das deformidades do tipo pincer ou cam podem receber tratamento através da artroscopia, utilizando materiais especiais que permitem o acesso e reparo da parte óssea excessiva.

Os resultados no impacto femoroacetabular dependem da fase em que se encontra a lesão da cartilagem. Em casos de lesão na cartilagem mínima ou inexistente, a grande maioria dos pacientes alcança resultados significativos com o tratamento artroscópico.

  1. Bursite trocantérica e lesão dos tendões glúteosO tratamento para bursite trocantérica geralmente costuma ser realizado com medidas não cirúrgicas e infiltrações. Pacientes com bursite trocantérica também mostram lesões dos tendões glúteos médio e mínimo.

As lesões tendíneas são reparadas de maneira endoscópica, de igual forma que nos reparos dos tendões do ombro.

O importante é ressaltar que existem lesões extensas dos tendões glúteos que não são reparáveis endoscopicamente, criando a necessidade de cirurgias abertas com o uso de enxerto e eventualmente transferências musculares.

  1. Lesões ligamentares do quadrilO mau funcionamento ligamentar do quadril pode ser considerado uma consequência de ligamentos frouxos, traumas de alta energia ou lesões esportivas.

Com o passar do tempo tem sido possível compreender melhor este tipo de lesão, como identificar a causa dos sintomas ou o que faz com que a cabeça femoral se desloque parcialmente em posições extremas de movimento.

A artroscopia do quadril permite que seja realizado um diagnóstico mais preciso, já que é possível a visão direta do deslocamento durante os testes, mobilizando o quadril nas posições associadas aos sintomas.

Assim, as lesões ligamentares capsulares e do ligamento redondo são tratadas com cada vez mais frequência por meio da artroscopia do quadril.

Além das citadas aqui, é possível que outras patologias também possam ser tratadas com a ajuda da artroscopia do quadril. Se precisar de ajuda em casos que envolvam esse tipo de tratamento, entre em contato.

Role para cima