Ir para o conteúdo

implante com biovidro

 

Os avanços tecnológicos cada vez mais presentes na área da saúde têm contribuído para o aumento da qualidade de vida da população por apresentar soluções e diagnósticos mais assertivos que permitem realizar tratamentos mais efetivos e menos custosos.

Nesse artigo nós iremos te explicar o que é o biovidro e como funcionam os implantes feitos com esse material. Continue lendo para entender o que é e como funciona esse produto inovador que está se tornando cada dia mais popular devido sua grande eficácia e benefícios.

Biovidro: você sabe o que é?

Basicamente ele é um substituto sintético e bioativo do enxerto ósseo que tem como objetivo regenerar o tecido ósseo. Ele surgiu no ano de 1960, mas só começou a ser usado na área clínica em 1969, por Larry Hench, na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos.

Desde então tem passado por diversas reformulações para aprimorar sua funcionalidade ao longo dos anos. Assim, o material do biovidro pode apresentar variações na sua composição de acordo com o fabricante, mas, comumente, é formado por cálcio, fósforo, sódio, potássio, óxidos de silício e outros elementos, apresentando, em geral, uma estrutura semelhante à cartilagem e à estrutura óssea.

Além de ser utilizado para substituir o tecido ósseo ausente, ele estimula o processo de regeneração e integração das próteses com os ossos. O vidro bioativo (ou bioglass) 45S5 tem comprovação científica para o preenchimento de defeitos ósseos em ortopedia. Por isso, o material é usado na área médica, odontológica e veterinária, principalmente em implantes ortopédicos e dentários.

Ademais, o biovidro é um tipo de biomaterial. Você sabe o que são os biomateriais? Se não, nós te explicamos a seguir. Veja.

Trata-se de materiais – naturais ou sintéticos – criados para serem integrados ao sistema imunológico com o intuito de substituir, aumentar ou reparar ossos e tecidos do corpo que estejam danificados.

Esse tipo de produto está sendo cada vez mais incorporado na área da saúde em virtude da sua alta capacidade de regeneração e resultados positivos apresentados ao longo dos anos, tanto nos estudos quanto na área clínica. Ele pode ser acoplado ao tecido durante o seu processo de cicatrização ou decomposto de forma gradual pelas atividades metabólicas do organismo.

Conheça alguns dos benefícios do implante com biovidro

Para melhorar a compreensão, listamos abaixo alguns pontos positivos observados a partir do uso do biovidro. Confira!

  • Acelera o processo de regeneração do osso e tecidos lesionados;
  • Menor tempo para cicatrização da lesão;
  • Alta durabilidade;
  • Previne quadros de infecção;
  • Não causa danos ao organismo;
  • Menor custo de produção;
  • Possui propriedades antibacterianas;
  • É biodegradável;
  • Menos invasivo;
  • Oferece mais conforto ao paciente;
  • Possui alta capacidade osteogênica;
  • Reduz o risco de falhas nos processos de implante;
  • Favorece os processos de osteoindução e osteocondução.

A OrtoPrime é uma empresa especializada e com vasta experiência no comércio de materiais cirúrgicos de diversos segmentos e está sempre prezando pela excelência em todos os serviços oferecidos ao cliente. Para saber mais informações sobre o implante com biovidro e outros produtos entre em contato conosco.

 

 

Role para cima