Ir para o conteúdo

Epicondilite lateral do cotovelo: acesse nosso blog e saiba mais

Você pode nunca ter ouvido falar em epicondilite lateral, mas com certeza já ouviu alguém falar a expressão “cotovelo de tenista”, não é verdade? É a mesma coisa. Muitos esportistas acabam adquirindo essa doença após muitos anos praticando o mesmo esporte e movimentando as mesmas partes do corpo. Por esse motivo, o termo cotovelo de tenista é mais popular do que epicondilite lateral.

Ao longo do artigo nós te explicamos melhor o que é, quais as causas, sintomas e formas de tratamento. Acompanhe!

Epicondilite lateral do cotovelo: o que é?

Trata-se de um tipo de tendinite, sendo caracteriza como uma irritação do tecido que liga o músculo do antebraço ao cotovelo. Entre todos os tendões que se originam dessa região, no epicôndilo, os mais atingidos por essa condição são os tendões e músculos relacionados aos punhos e aos dedos, chamados de extensor radial curto do carpo e extensor comum dos dedos.

A epicondilite é bastante incômoda, pois pode causar dificuldade para movimentar a articulação e limitar algumas atividades do dia a dia.

Quais são as causas?

Normalmente as causas não são identificadas, mas entre as mais reincidentes estão: sobrecarga nos tendões do cotovelo, causando um desgaste de suas fibras, conhecidas como fibras de colágeno; e atividades repetitivas praticadas por um longo período de tempo, como alguns esportes: tênis, tênis de mesa, squash, badminton, golf, entre outros.

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem ser repentinos ou graduais. A dor começa de uma forma mais leve e piora com o passar das semanas. Frequentemente são relatados por pacientes que sofrem com essa doença os seguintes sintomas:

  • Dor que irradia para a região proximal e dorsal do antebraço;
  • Diminuição da força no braço ou no punho;
  • Dor no cotovelo;
  • Dores durante aperto de mão;
  • Dores ao realizar ações como abrir porta, pentear o cabelo e escrever, escovar os dentes, segurar um copo com água, etc.

 

Podem existir outros, mas esses são os principais e mais comuns sintomas.

 

Formas de tratamentos

Os tipos de tratamento podem variar de acordo com a avaliação do médico ortopedista, que irá considerar a gravidade da lesão e a intensidade dos sintomas que o paciente está relatando. O uso de remédios anti-inflamatórios, compressas geladas e sessões de fisioterapia normalmente estão inclusos em todos os casos. Imobilizar o cotovelo e o punho também é uma alternativa.

Quem pode ser acometido?

A doença não está restrita apenas aos esportistas do tênis, apesar de ser mais comum neste público. Ela pode atingir qualquer pessoa, independente do gênero e idade, mas, na maioria das vezes, homens jovens e adultos são os mais acometidos pela epicondilite latera do cotovelo. Além dos tenistas, outros grupos comumente afetados são marceneiros, jardineiros, desenhistas, etc.

Quer saber mais? Fale com a Orto Prime. Possuímos vasta experiência na comercialização de materiais cirúrgicos, importados e nacionais, oferecendo excelência nos produtos e serviços para atender aos procedimentos cirúrgicos de ortopedia, trauma, coluna, cranio maxilo facial (CMF), além de medicina esportiva e medicina regenerativa. Entre em contato. Estamos à disposição para te atender.

 

Role para cima