Dormência nas mãos, o que pode ser?

A dormência nas mãos é um sintoma muito comum. Volta e meia vemos pessoas ao nosso redor reclamando, preocupadas com esta sensação. A dormência nas mãos pode significar diversos problemas e, por isso, precisa ser avaliada por um médico.

Após a avaliação em uma consulta médica, o profissional fará a associação a outros sintomas antes de chegar a um diagnóstico. Mas o que de fato pode significar esta dormência? É o que vamos explicar a seguir!

O que causa a dormência?

A dormência é a perda parcial ou total da sensibilidade. Um dos motivos para o surgimento deste sintoma é o mau funcionamento do sistema nervoso. Quem tem dormência pode até mesmo não sentir um toque, uma dor, uma temperatura ou uma vibração.

Por conta desse sintoma a pessoa pode até não conseguir identificar qual a posição das partes do seu corpo, além de sofrer com desequilíbrio e falta de coordenação.

Quando a dormência é preocupante?

Geralmente a dormência vem acompanhada de um formigamento devido a compressão de maneira temporária no nervo local. Além destes sintomas, o paciente pode apresentar dor e fraqueza na região.

A bainha de mielina é um revestimento de gordura que reúne os nervos, assim como acontece com os fios unidos em um cabo elétrico. A dormência é causada por lesões nesta bainha de mielina ou dos nervos periféricos que vêm dos braços e pernas para a medula óssea.

Quais doenças causam dormência?

As doenças podem ser diversas. Entre elas estão:

Síndrome do canal cárpico: é quando o nervo mediano acaba ficando apertado próximo ao punho. Geralmente este fator causa dor na mão, entre o primeiro, segundo, terceiro e quarto dedo. Os pacientes que apresentam este problema sentem mais dormência à noite e ao acordarem.

Compressão do nervo cubital: a compressão do nervo cubital que fica próximo ao cotovelo. Além da dormência, a doença acompanha dor na face interna do antebraço, cotovelos e dedos.

Radiculopatia cervical: é quando a raiz da coluna cervical inflama ou até mesmo fica comprimida.

Diabetes: pode provocar a neuropatia diabética, atingindo os pés, mas podendo atingir também as mãos.

Síndrome de Raynaud: síndrome que provoca espasmos nas pequenas artérias dos dedos.

Artrite reumatoide: doença que inflama as articulações, provocando dores.

Como tratar a dormência?

Como vimos, a dormência pode ser sinônimo de diversas doenças. O importante mesmo é procurar ajuda médica. Mas algumas medidas podem ser feitas em casa, sem medicação, para buscar amenizar este sintoma.

Praticar exercícios é uma ótima alternativa. A musculação, hidroginástica, corrida e até mesmo uma simples caminhada podem ajudar bastante. Os alongamentos também ajudam, independentemente de você praticar atividade física ou não.

Massagem e uma alimentação saudável também promovem o alívio do formigamento. A acupuntura é outra prática relaxante e que combate o formigamento e a dormência nas mãos.

Se esta dormência não passar, procure um médico o quanto antes. Geralmente a dormência nas mãos não significa nada grave, mas se ela é constante e não passa de jeito nenhum, está na hora de procurar ajuda.