Conheça os tipos de fraturas

Fraturas

Você sabia que existem diversos tipos de fraturas que podem ocorrer nos nossos ossos? Apesar de serem estruturas muito resistentes, os ossos podem sofrer quebraduras devido a quedas, acidentes e fortes impactos.

Em algumas situações, como é o caso de pessoas idosas, mulheres na menopausa e pessoas com distúrbios (tumores ósseos, osteoporose e infecções) que possuem a estrutura óssea mais frágil, as fraturas podem ocorrer até mesmo durante atividades rotineiras.

A seguir, conheça quais são os principais tipos de fraturas e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Fraturas: o que são?

A fratura é caracterizada pela perda de continuidade do osso, na qual ocorre uma quebra, gerando um ou mais pedaços.

Quais são os tipos de fratura?

A depender da origem da fratura, elas podem ser classificadas e tratadas de forma diferentes. Elas são divididas em dois grupos: traumáticas e patológicas.

A fratura traumática acontece quando há uma aplicação de força excessiva no osso, característica de acidentes, quedas e/ou movimentos repetitivos que acabam lesionando os ossos gradativamente (como é o caso das lesões esportivas).

Já a patológica é uma fratura ocasionada devido a uma doença ou condição que deixe os ossos mais fragilizados. Nesse caso, a fratura ocorre inesperadamente ou com impactos leves.

Além disso, as fraturas podem ser classificadas de acordo com a lesão:

• Simples – quando o osso é quebrado e a lesão permanece fechada, sem o rompimento da pele.
  • Exposta – quando a fratura provoca a perfuração da pele e o osso torna-se visível. Esse tipo de lesão acaba sendo mais suscetível a infecções e possui uma recuperação mais lenta.
  • Complicada – quando a fratura afeta outras estruturas do corpo, como os músculos, nervos ou vasos sanguíneos. A recuperação desse tipo de lesão, como o nome sugere, costuma ser mais lenta e complicada.
  • Incompleta – quando há sintomas, mas não ocorre a quebra completa do osso. A recuperação, nesse caso, costuma ser bem mais rápida.

Quais são os sintomas?

Os sintomas de fratura não costumam passar despercebidos e são muito característicos. Os principais são:

• Inchaço no local;
  • Dor intensa;
  • Incapacidade total ou parcial de mexer o membro fraturado;
  • Presença de hematomas, ferimentos ou deformidade na região;
  • Diferença de temperatura no local;
  • Formigamento, dormência e estalos.

Em caso de qualquer fratura, não tente de forma alguma colocar o osso ou o membro no lugar, pois isso pode causar danos maiores e até irreversíveis, além de ocasionar muita dor. Ao invés de tentar resolver por conta própria, procure ajuda médica imediatamente.

Como é feito o diagnóstico?

Geralmente, o diagnóstico é feito através de exames de imagem, como raio-X, ressonância magnética, tomografia, seguidos de um exame físico, bem como outros exames laboratoriais.

Tratamento

O tratamento de fraturas possui o intuito de reposicionar o osso, e pode ser feito de forma manual ou através de outros procedimentos como: fisioterapia, cirurgias e/ou imobilização. Somente uma avaliação médica poderá definir qual é o melhor tratamento para o seu caso.

Está precisando de produtos ortopédicos? Entre em contato com a Ortoprime e conheça os nossos produtos!