Conheça os riscos da cirurgia de Ortopedia

Hoje vamos falar sobre um assunto que pode assustar: os riscos da cirurgia de ortopedia. Os riscos existem, assim como em qualquer procedimento de ordem cirúrgica que você se submeter ou realizar e, por isso, precisam ser elencados e é importante que você os conheça.

De maneira geral, existem complicações que são comuns em qualquer cirurgia, como: perda de sangue, infecção, lesão, complicação anestésica e etc. Já em cirurgias ortopédicas, além dessas citadas anteriormente, podem ocorrer falha do material ortopédico ou material ortopédico doloroso, não obtenção do resultado esperado, que é a união ou restauração óssea, além de lesões de vasos e nervos durante a cirurgia.

Tipos de cirurgia

De forma geral, podemos dizer que existem dois tipos de cirurgia, aquelas consideradas de caráter emergencial e aquelas que são chamadas cirurgias eletivas. Como o próprio nome sugere, na primeira situação, a cirurgia emergencial deve ser feita de forma imediata. Geralmente são casos de acidentes que podem causar fraturas no fêmur, bacia ou até mesmo fraturas expostas, com lesões das artérias ou luxações que exigem uma intervenção cirúrgica urgente para resolver o problema.

As eletivas são aquelas cirurgias que não exigem um grau de urgência imediato. Por isso ela pode ser programada pelo médico, marcando dia e horário para a realização.

Riscos da cirurgia de ortopedia

Como falamos no início, em toda cirurgia, por menor que seja, existe os riscos e esses devem ser considerados e conhecidos por parte do paciente. Existe o risco de infecção, que pode aparecer assim que se faz a cirurgia, no pós-operatório imediato ou passados alguns dias, o que é chamado de infecção no pós-operatório tardio.

Dor no local da cirurgia, vermelhidão, inchaço, febre, são sintomas que podem indicar uma infecção. Quando utilizado material ortopédico, tipo hastes, parafusos, é possível que as bactérias se alojem nessas estruturas. Nesses casos é feita uma cirurgia de lavagem para garantir a limpeza do local.

O paciente também pode sentir dor se houver a quebra do material cirúrgico ortopédico ou se este ficar mais protuberante na pele.

Uma das complicações que também precisam ser levadas em consideração é a não obtenção do resultado esperado da cirurgia, ou seja, a união dos ossos ou alinhamento do osso fraturado.

Essa situação é chamada de não união ou pseudoartrose. Nesses casos, após avaliação médica, o paciente vai precisar de intervenção, que pode ser feita através da inserção de enxerto, troca do material cirúrgico ortopédico, fixador externo e diversas outras opções, que vão depender do tipo de fratura.

Falamos também sobre as lesões que podem ocorrer em vasos e nervos durante a cirurgia. Isso vai depender muito da região na qual ocorreu a fratura. Essas lesões podem causar a perda da função do nervo, dependendo da região onde foi atingido. Esse é um risco que precisa ser levado em consideração e que, geralmente, é estudado pelo médico para encontrar a melhor forma de evitá-lo.

Trabalhe com parceiros que garantam qualidade!

Uma das melhores formas de evitar complicações em cirurgias é trabalhando com parceiros que garantam qualidade e a boa procedência dos materiais cirúrgicos.  A Orto Prime trabalha com as melhores marcas, oferecendo tratamento personalizado e os melhores produtos, nacionais e internacionais.