Ir para o conteúdo

Como Corrigir a Postura Corretamente? 5 Dicas Imperdíveis! - SalvaPé - Blog

 

Atualmente, cada vez mais profissionais de saúde reconhecem a importância de uma boa postura para melhorar o bem-estar psicofísico de uma pessoa. Neste artigo, tentaremos entender por que e quais são os benefícios de uma boa postura.

 

Por “boa postura” entendemos o correto posicionamento do corpo que cria um estado de equilíbrio e bem-estar psicofísico capaz de:

 

1) Proteger as estruturas de suporte de carga de possíveis lesões ou traumas;

 

2) Proteger das “deformidades” causadas pelas posições que realizamos durante o dia;

 

3) Fazer os músculos e órgãos funcionarem de forma mais eficiente.

 

Conclui-se que, sempre que assumirmos “posturas incorretas” por um longo tempo ou quando nossa postura é alterada por causa perturbadora, alguns dos possíveis efeitos podem ser:

 

  • Aumento do risco de sofrer traumatismo;
  • Piora da qualidade da nossa respiração;
  • Sobrecarga de músculos e órgãos nas atividades diárias.

 

Na verdade, quando uma postura é alterada, o corpo está comunicando que um equilíbrio foi alterado e que, se não for restaurado, os efeitos não tardarão.

 

Por isso, como todos os dias cuidamos dos dentes após as refeições, devemos começar também a cuidar da nossa postura.

Benefícios de uma boa postura, descubra

Uma boa postura resulta em benefícios como menor acúmulo de tensão muscular e contraturas; maior oxigenação do corpo e maior eficiência do sistema mente-corpo. Além disso, podem ser observadas melhorias como:

Melhor respiração

Estar atento à sua postura, principalmente na posição sentada, para melhorá-la, contribui para uma respiração mais fácil e aberta. Respirar é um ato involuntário, mas isso não significa que não possa ser melhorado. Quando nos sentamos corretamente, com as costas retas, o cérebro recebe mais oxigênio (um aumento de cerca de 20%).

Eliminação das dores nas costas

Muitas vezes, a dor nas costas é causada por má postura. Um dos problemas mais comuns diz respeito à distribuição desequilibrada de peso entre os dois lados do corpo. Sentar-se com as costas retas e manter uma posição equilibrada ao longo do dia pode ajudar a aliviar e prevenir a dor nas costas e muitas de suas doenças relacionadas.

Aumento a autoestima

Sentar-se e andar com as costas retas melhora a autoestima e a autoconsciência, o que oferece uma visão mais ampla do mundo e nos permite focar nos objetos e pessoas ao nosso redor. Nossos sentidos, se tivermos uma perspectiva mais aberta do mundo, se aguçarão e funcionarão melhor.

Melhora da circulação

Problemas de circulação podem causados ​​por má postura. Estar ciente de sua posição é a maneira mais eficaz de melhorar a circulação sanguínea. Se as costas forem curvas, alguns vasos sanguíneos podem estar em uma posição contraída. Ao ajustar a postura, é melhorada sua abertura e o fluxo de líquidos no corpo é melhorado.

Diminuição da fadiga muscular

Passar muito tempo na posição errada pode forçar seus músculos e causar dor. Manter uma postura correta significa treinar os músculos para neutralizar a ação da gravidade, da forma mais ergonômica possível. Se a postura estiver incorreta, os músculos ficarão cansados ​​e surgirão tensão e dor. A ioga é uma excelente solução para afrouxar as contraturas musculares e melhorar a situação.

Alívio das dores de cabeça

A má postura pode causar dores de cabeça, principalmente dores causadas por tensão muscular no pescoço, ombros e costas. Manter uma boa postura sentada reduz o aparecimento do distúrbio.

 

 

 

Role para cima