As 10 principais causas de inchaço nos joelhos

as-10-principais-causas-de-inchaco-nos-joelhos

O joelho representa uma das maiores articulações do nosso corpo e, por essa razão, merece atenção redobrada. Portanto, se você tem percebido inchaço nos joelhos ou sensação de “dureza” depois de realizar certas atividades, veja nosso guia com as 10 principais causas deste problema.

Joelhos inchados: conheça as principais causas

Você sofre com inchaços frequentes nos joelhos e não sabe o motivo? Confira abaixo as razões mais comuns.

1. Entorse

A entorse é uma contusão que ocorre nos ligamentos, tendões, bursas, menisco ou cartilagem articular, causando distensão ou rompimento. Em casos mais graves, como os de rompimento, é necessário realizar as manobras o mais rápido possível para que a situação não se agrave.

2. Artrose

Em razão da degeneração da cartilagem localizada nos joelhos, pode ocorrer a produção em excesso de fluido articular. Por essa razão há o inchaço na região, que, geralmente, apresenta melhora com o uso de anti-inflamatórios.

3. Bursite

A bursite é a inflamação das bursas, pequenas bolsas de líquido que reduzem o atrito entre músculos, tendões e pele. Com o excesso de fluido na região, os inchaços podem ser percebidos e geram muita dor.

4. Gota

Pelo acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações, acontece o inchaço na região dos joelhos, que, comumente, vem acompanhado de dor, vermelhidão e sensação de calor. Os homens são mais frequentemente atingidos pela doença, sendo a principal causa, sua alimentação.

5. Pseudo-gota

Diferentemente da gota, a pseudo-gota refere-se ao acúmulo de cristais de pirofosfato de cálcio na articulação dos joelhos. Apesar de poder ocorrer em várias articulações, é mais frequentemente sentida no joelho.

6. Artrite Reumatóide

A artrite reumatóide é uma doença autoimune que ataca o tecido sinovial, que está localizado ao redor da articulação, como forma de revesti-la. Os sintomas mais comuns são inchaço, rigidez, dor, sensibilidade e vermelhidão, não apenas nos joelhos, mas também nas mãos, pés e punhos.

7. Cisto de Baker

A doença está quase sempre associada a outras, como a artrose, por exemplo. Podemos entender o cisto de Baker como uma bolsa que se localiza na parte de trás do joelho, trazendo dor e rigidez à região afetada.

8. Artrite Reumatóide Juvenil

Muito similar à artrite reumatóide comum, essa variação acontece em crianças e adolescentes. Além das dores e inchaços nas articulações, também é possível verificar a presença de febre e, em casos menos comuns, erupções cutâneas.

9. Artrite Séptica

Por conta de bactérias e outros microorganismos, as articulações que envolvem o joelho podem ser infectadas, criando pus no local. Em pouco tempo a região apresenta dor forte e inchaço, além de febre alta pelo paciente.

10. Síndrome da Plica Sinovial do Joelho

Quando uma parte da região da membrana que envolve o joelho, a plica sinovial medial, se inflama, o paciente começa a sentir dores fortes no local, acúmulo de líquido na articulação, estalos e inchaço aparente.

Conclusão

Estar atento aos sinais do seu corpo é o primeiro passo para uma vida mais saudável. Afinal, apenas com um diagnóstico você será capaz de ter uma vida mais cômoda e de mais fácil mobilidade, sem dores e sem problemas.

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado e, em caso de dúvidas, estamos sempre à disposição!