Ácido Hialurônico no tratamento da artrose no joelho

Dor no joelho: sintomas, causas e tratamentos - Instituto Cohen

A artrose no joelho é uma doença que pode aparecer com o passar dos anos em qualquer pessoa, já que é provocada pelo desgaste das cartilagens. A artrose, que também pode ser conhecida como osteoartrite, é uma doença inflamatória e degenerativa, e que causa muito incomodo, dores e pode até dificultar a locomoção dos pacientes que a possuem.

Devido a sua característica incômoda, os pacientes sempre estão à procura de tratamentos que melhorem a qualidade de vida, e diminuam os desagradáveis sintomas da doença.

Atualmente, a artrose no joelho ainda não possui cura definitiva, mas frequentemente vem surgindo novos tratamentos para auxiliar os pacientes. Nesse artigo falaremos dos benefícios do tratamento com ácido Hialurônico no combate aos sintomas da artrose no joelho.

O que é o ácido Hialurônico?

O ácido Hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo corpo humano, ele atua principalmente como lubrificante e nutrindo nosso sistema de cartilagens. Ele também auxilia na absorção de choques em partes móveis do corpo, como as articulações.

Hoje em dia o ácido Hialurônico é muito utilizado na área da beleza, para fazer preenchimentos, por exemplo. Porém, o objetivo principal da manipulação desse material, pelas farmácias, é para o tratamento da artrose, inclusive nos joelhos.

Sua aplicação é feita por Viscossuplementação, que é o ato de injetar, com a ajuda de uma seringa, o ácido Hialurônico em um joelho que apresente os sinais da artrose.

Para quem é indicado esse tipo de tratamento?

Os tratamentos da artrose em joelhos normalmente dependem do nível da doença, e da severidade dos seus sintomas. A aplicação do ácido Hialurônico é feita naqueles que apresentam grande desgaste da cartilagem, lesões por sobrecarga, impacto ou instabilidade.

Esse procedimento habitualmente é utilizado quando os tratamentos padrões não têm mais efeitos contra os sintomas. A aplicação do ácido Hialurônico também é muito utilizada em atletas, que tendem a sofrer com os impactos na cartilagem devido ao excesso de uso, e precisam de tratamento rápido e eficiente para retornar logo às atividades.

Como é feito o procedimento?

Apesar de ser uma substância produzida regulamente pelo corpo humano, o ácido Hialurônico não é encontrado facilmente em farmácias. Isso se deve aos cuidados de armazenamento e por sua alta complexidade. Sua aplicação deve ser feita em consultório que sigam as normas de assepsia e antissepsia, ou seja, em ambiente estéril. A aplicação em si leva apenas alguns minutos, mas deve ser feita por pessoa especializada.

Quais os benefícios do tratamento com ácido Hialurônico?

O maior benefício desse tratamento, comparado a outros, é a rapidez da sua ação. Além da melhoria da lubrificação, o ácido Hialurônico vai agir de maneira positiva no seu corpo, como: vai estimular a produção das células cartilaginosas; age diretamente na dor articular, causando efeito de analgesia prolongada; estabiliza o desgaste das articulações; estimula a produção do ácido Hialurônico pelo próprio corpo do paciente.

O tratamento com ácido Hialurônico é um grande aliado no combate às dores da artrose no joelho, e apresenta muitas vantagens aos pacientes. Porém,sua aplicação pode sim causar alguns efeitos colaterais indesejados. Então é indicado conversar com um médico especializado na área.

Saiba mais em nosso Site!