Ir para o conteúdo

Artroplastia do ombro saiba mais sobre esse procedimento

Instituto Wilson Mello

Artroplastia do ombro

Sentir dores constantes nas articulações pode ser extremamente desconfortável, e até impedir a realização de atividades simples do dia a dia. Para ajudar a tratar esse problema existem diversos procedimentos que podem ser feitos em casa, como compressas e exercícios de fisioterapia recomendados por médicos especialistas.

 

Mas, quando o incômodo gerado por essas dores começa a ser difícil de ignorar, e não passa com os procedimentos mais simples, pode ser necessário um tratamento mais efetivo.

 

As dores nos ombros podem ser comuns, já que a cartilagem desse membro está constantemente sendo impactada, o que acaba gerando o desgaste natural, chamado artrose. São vários fatores que podem levar a esse desgaste, como obesidade, envelhecimento natural e até mesmo o impacto exagerado, como em esportes de alto nível, por exemplo.

 

A artrose no ombro possui diversos tipos de tratamentos, mas em estágios mais avançados o procedimento de Artroplastia pode ser a melhor solução. Saiba mais sobre ele a seguir.

Artroplastia do ombro

Esse procedimento costuma ser utilizado em casos em que o desgaste da cartilagem está muito avançado e já não responde mais a outros tratamentos menos invasivos. A Artroplastia consiste na substituição – parcial ou completa – da superfície com a cartilagem desgastada, por uma interface metal-polietileno.

 

Antigamente, o procedimento e a recuperação eram difíceis para o paciente, mas com os avanços da medicina esse procedimento costuma apresentar resultados positivos, até mesmo no pós-operatório.

 

A prótese tem o principal objetivo de trazer novamente a qualidade de vida do paciente, acabando com as dores no ombro e reestabelecendo a mobilidade do membro. Além disso, o material utilizado na prótese costuma ser de baixo atrito, evitando o seu desgaste em longo prazo. Mas, para que a cirurgia seja um sucesso, é fundamental seguir as orientações de reabilitação.

Vantagens e riscos

A principal vantagem desse procedimento é que, depois da recuperação pós-cirurgia, e a adaptação da prótese, o paciente pode viver uma vida normal e sem dores. Lembre-se que a Artroplastia é indicada para pacientes que não estão respondendo a outros tratamentos, e já vem sofrendo com as dores e a falta de mobilidade em níveis avançados.

 

Quanto aos riscos, a Artroplastia é uma cirurgia, e apresenta alguns riscos como qualquer outra, mas quando feita por médico especializado na área, e seguindo corretamente as técnicas, a incidência de complicações é bastante baixa.

Recuperação

Para que a cirurgia seja considerada um total sucesso, e continue assim por um longo tempo, alguns cuidados devem ser tomados pelo paciente na fase de recuperação. Nas primeiras semanas é normal que se note dor e inflamação na área operada, e os cuidados passados pelo médico devem ser seguidos rigorosamente.

 

Após essa fase inicial, é indicado o acompanhamento com fisioterapeuta, para atingir a recuperação completa e se adaptar à aos movimentos do ombro, realizando também o reforço muscular.

 

Com o tempo e com a ajuda da reabilitação correta, o ombro tente a aceitar a prótese de forma plena, e o paciente sentirá o membro normalmente, como era antes do desgaste da membrana.

 

 

Role para cima